37 º A N I V E R S Á R I O

37 º   A    N    I    V    E    R    S    Á    R    I    O
FNA de JOANE - Escuteiros Adultos

Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

FNA de Joane em Cernache do Bonjardim



















































































































































































Decorreu no passado Domingo, dia 25 de Abril de 2010, em Cernache do Bonjardim as comemorações do 1ºAniversário da Canonização de São Nuno de Santa Maria e Patrono da FNA.
A Fraternidade Nuno Álvares núcleo n.º 10 da Vila de Joane, não podia deixar de estar presente, para homenagear o seu Patrono.
O núcleo de Joane fez-se representar através de vários elementos no activo, seus familiares e amigos, que quiseram viver mais um momento de alegria e confraternização.
A presença de centenas de associados da FNA, desde o Norte ao Sul deste País maravilhoso, foram varias as regiões representadas, desde Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Lamego, Leiria, Guarda, Lisboa, Setúbal e Algarve, assim como elementos do CNE, nomeadamente o agrupamento local, deram um colorido diferente á linda e simpática Vila, que tão bem soube retribuir, ao receber-nos com grade generosidade.
Os autocarros foram chegando e os participantes foram-se concentrando na rotunda de S. Nuno, onde se deu início ao cortejo, sendo encabeçado pela fanfarra de vários Núcleos da Região de Braga, seguindo-se os estandartes de S. Nuno e Nacional, e logo depois as inúmeras bandeiras dos Núcleos presentes e das Relíquias de S. Nuno, que o Reverendo Padre Francisco, da Ordem do Carmo, tornou possível honrar-nos com tamanha e nobre distinção.
O cortejo foi engrossando, e após uma pequena paragem na Igreja Matriz de Cernache, para receber no cortejo o andor de S. Nuno, continuámos em procissão até á Igreja do Seminário das Missões, a qual se tornou pequena para acolher tão elevado número de pessoas.
A celebração Eucarística, momento alto das comemorações do 1ºAniversário da Canonização de S. Nuno, foi presidida por Sua Ex.ª Reverendíssima D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, que aumentou ainda o clima fraterno e participativo de toda a assembleia, que contou também com a brilhante animação do Coro dos Núcleos de Padre Fonte de Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
Continuando o ambiente festivo, seguiu-se o almoço partilhado e momentos de confraternização entre os associados e seus familiares, onde não faltou a animação de cantares escutistas e outros, demonstrando o quanto de benéfico trazem este tipo de encontros entre todos, propícios a recordações, ao reviver de actividades e reencontros de irmãos que se vão apenas vendo de longe a longe.
Teve também a Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), o prazer de contar na sua festa, com a presença dos representantes da Câmara Municipal da Sertã, através do seu Presidente, Vereador e Adjunto, da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, representada pelo seu Presidente, Secretária e Tesoureiro, bem como a Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia; dos Bombeiros Voluntários e da Guarda Nacional Republicana de Cernache do Bonjardim.
A Direcção Nacional da Fraternidade e a responsável pela Comissão das Comemorações ofereceram ao Senhor D. Antonino Dias, uma placa evocativa da sua participação na nossa festa.
No trajecto de regresso á nossa terra, optamos por passar e parar no Santuário de Fátima, onde para além fazer-mos um momento de reflexão, foi o local a onde fizemos um piquenique em confraternização.
Em seguida, retomamos o nosso percurso de regresso, com muita alegria, pois entoaram-se cânticos alusivos á FNA, quadras populares, desgarradas ao desafio e etc., em suma viveram-se momentos para mais tarde recordar.
A todos os que se dignaram participar um muito obrigado, uma canhota e até sempre.

Sem comentários: