37 º A N I V E R S Á R I O

37 º   A    N    I    V    E    R    S    Á    R    I    O
FNA de JOANE - Escuteiros Adultos

Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Procissão do Senhor Santos Passos II

            Decorreu no passado Domingo dia 9 de Abril de 2017 e Domingo de Ramos, na Vila de Joane, a procissão do Senhor de Santos Passos.
           
A procissão iniciou-se ás 15h00 na Igreja Paroquial de Joane (Igreja Divino Salvador), percorrendo algumas ruas desde o centro da Vila de Joane em direcção à Capela de Santos Passos no alto do monte de Celorico.

O início da procissão teve como ponto alto na Igreja Paroquial de Joane, o sermão alusivo à época da Quaresma que agora estamos a atravessar, com especial evidência para a Semana Santa, sendo esta a semana maior da Igreja Católica e particularmente para as recentes intervenções do Papa Francisco.

O pregador Padre João Monteiro referiu que, "Jesus despertou tantas esperanças no coração, sobretudo entre os humildes, simples, pobres, pessoas esquecidas, aqueles que não importa aos olhos do mundo", sublinhando que o Domingo de Ramos assinala como Jesus foi traído por um dos seus apóstolos, acabando por ser sentenciado à morte na cruz.

Referiu ainda que "Jesus levou consigo o pecado do mundo, que também é nosso, mas que o lavou com o seu sangue e misericórdia, com o amor de Deus".

O pregador apelou ainda à reflexão sobre o papel importante que urge cada vez mais, de todos nós perante a sociedade em que vivemos. Comparando o momento que cada um de nós atravessa nos dias de hoje, com o exemplo da vida de Cristo, as dificuldades que todos nós nos deparamos no dia-a-dia, em ser-mos convincentes perante alguém que arranja sempre um pretexto para não nos poder ouvir ou não acreditar em nós.

Apelou-se ao esforço, à capacidade de todos nós, em superar os maus momentos e encontrar soluções, com especial relevância para o futuro da humanidade, onde todos nós no momento actual temos responsabilidade em desempenhar um papel cada vez mais importante e exigente, para proporcionar no futuro um mundo melhor. 

Por fim o apelo à solidariedade de todos para com os mais necessitados, terminando com um pedido de oração para com o momento difícil que todos atravessa-mos, apelando aos fiéis para terem uma vida "simples" e "humilde" e com "alegria cristã".

A procissão contou com a presença de muitos devotos fiéis, Coro Litúrgico de Joane, seminarista do Seminário Maior de Braga e foi presidida pelo Padre António Azevedo de Joane, por indisponibilidade do pároco de Joane Manuel de Sousa e Silva, o sermão foi celebrado pelo Padre João Monteiro missionário da Consolata de Braga e também natural da paróquia de Joane.   

O evento teve a coordenação da Fraternidade Nuno Álvares e contou com a colaboração da Fanfarra do CNE de Joane, CNE e Guias de Portugal.

Por fim, também uma palavra de apreço para com a actual comissão do Senhor dos Passos, responsável por zelar a capela e toda a sua área envolvente, proporcionando a todos os cidadãos um espaço de lazer digno e acolhedor.


A actual direcção e restantes elementos da FNA no activo, agradecem a todos aqueles que participaram e ajudaram na realização deste momento de compaixão, que tanto enobrece a nossa terra, muito obrigado e uma canhota amiga.






























































Sem comentários: