37 º A N I V E R S Á R I O

37 º   A    N    I    V    E    R    S    Á    R    I    O
FNA de JOANE - Escuteiros Adultos

Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Luz da Paz de Belém

O Escutismo da Vila de Joane esteve em festa, no sábado dia 21 de Dezembro, onde se festejou a recepção da “Luz da Paz de Belém”, contou com a presença de elementos do CNE e Fraternidade Nuno Álvares (FNA), para além de cidadãos em geral, que se dignaram a participar e assistir na missa das 18h30 na Igreja Divino Salvador da Paróquia de Joane.

O festejo teve como ponto alto a recepção da Luz da Paz de Belém e a Santa Missa.
A Eucaristia foi gentilmente presidida pelo Sr. Padre Avelino dos Santos Mendes, Pároco da Paróquia Divino Salvador de Joane.

Fez-se uma breve síntese do significado da Luz da Paz de Belém, que nesta Celebração a Luz da Paz de Belém foi recebida através da distribuição a todos os núcleos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) da Arquidiocese de Braga.

Todos os anos a chama da Luz da Paz de Belém é acesa na gruta de Belém e depois levada a todo o mundo. Os Escuteiros de Portugal vão buscá-la a Viena de Áustria e depois distribuem-na em todas as regiões do CNE de Portugal numa Celebração, que este ano decorreu em Santarém.

Cada região faz posteriormente uma Celebração, na qual a Luz da Paz de Belém é distribuída a cada núcleo da Região. Depois, cada Núcleo da Região faz uma Celebração onde a Luz é distribuída a cada Agrupamento. De seguida, cada Agrupamento distribui a Luz por todas as famílias da paróquia e a todas as pessoas interessadas.

“Luz da Paz de Belém, a Luz que marca em cada partilha”, dirigimo-nos para as nossas comunidades com sentido de que somos igreja em saída, com a vontade de partilharmos a verdadeira Luz que é Jesus Cristo, nascido em Belém para acampar na nossa terra.
Simbolizada nesta pequena chama que é ao mesmo tempo tão frágil e tão poderosa, pelo seu significado, e que já percorreu cerca de 6000 quilómetros sem se apagar, manifestamos a vontade de nos prepararmos para a vivência do grande acontecimento da História: o nascimento de Jesus Cristo, Luz do mundo e Orientador da História.
“ Ide e levai a Luz da Paz de Belém a todos; partilhai-a com alegria e entusiasmo; levai, com ela, um sorriso de esperança e um abraço e paz”, abraçando, a missão de ajudarmos a todos, começando por cada um de nós, a acolher, sinceramente, os valores do Presépio.

A distribuição da Luz da Paz de Belém é promovida pelo CNE e FNA da Paróquia Divino Salvador de Joane.

Assim somos cada vez mais parte activa na construção de uma sociedade mais justa e fraterna que todos nós desejamos.

A todos um muito obrigado pela presença neste momento de paz, uma canhota escuta e até sempre.


















































Sem comentários: